Posted on 16-11-2019 10:17 PM
Ao vir ao mundo no íntimo de uma família, não herdamos apenas um acervo genético, porém similarmente sistemas de crença e esquemas de comportamento. Nossa família é um campo de força no interior do qual nós evoluímos. Cada um, a partir de seu surgimento, ocupa um lugar único. nós somos mantidos em nosso campo familiar único e individual num nível preciso, que entrava ou faz crescer a nossa determinação para ser feliz, selecionar livremente, ter resultado naquilo que empreendemos, para passar a durar os relacionamentos agradáveis, a saúde, o bem-estar e similarmente as doenças. Ocorre que experimentamos o dor de termos sido mantidos nos esquemas problemáticos a partir de tempos imemoriais.
Na psicoterapia de grupo os pacientes escolhem os papéis que vão realizar na dramatização de uma situação com forte trabalho emocional, o que proporciona ao terapeuta a chance de compreender os sinais que afloram no relacionamento entre os integrantes. Perante destas referências, e da experiência que Bert Hellinger adquiriu observando as tribos zulus com a contundente experiência com o culto dos seus ancestrais, resolve ele remodelar e somar todas estas informações e fazer o procedimento conhecido por constelação familiar.
Além do procedimento em grupo, igualmente é possível fazer uma constelação sistêmica entre você e um psicoterapeuta especializado, sem a participação de um grupo de indivíduos. O apoio individual é, da mesma maneira, bastante assertivo e direto. Espera-se do profissional uma postura fenomenológica: amparar e acolher a existência do cliente e evitar seus próprios constructos racionais, permitindo a expressão das emoções. Exige-se, então, um extenso trabalho individual do terapeuta.
Ele permanece posteriormente próximo a cada membro de grupo e faz apenas o trabalho dos representantes. Se ele quiser compartir sua experiência, ele deixa o lugar da constelação e senta-se longe dela. então, integra-se o que acabou de se mudar. Este procedimento é bastante eficaz. Alguns profissionais imaginam que não pode-se montar a constelação individual em todos os casos ou com qualquer indivíduo, uma vez que no momento em que um cliente está longe de suas emoções, não pode-se exigir para ele ser representante em sua própria constelação, seja se trate de um trabalho individual ou de grupo.
Na manifestação do distúrbio o terapeuta dúvida ao cliente qual é o dificuldade, ou seja, ele pretende saber o que o leva a uma constelação familiar. A informação que o terapeuta demanda é dessa forma puramente factual. Ele não está interessado na história, em interpretações, julgamentos e explicações que a acompanham. A questão pode ser, por exemplo: “ não consigo me sentir feliz ” – “tenho câncer ” – “ meu filho é malfeito ”- “ não consigo cuidar do meu genitor ancião sem adotar o seu lugar no sistema” – “tenho stress ”.
Bert hellinger, diz que a eficiência do princípios se efetua por conta da “ sociedade de almas” que há entre o “ figurante ” e o “ representado ”, apesar de que não se conheçam, essa energia pode brotar sobre eles.