A correlação entre a Terapia e a Constelação Familiar

by


Posted on 16-11-2019 10:14 PM



Na maioria das vezes, as constelações familiares são conduzidas no íntimo de um grupo de trabalho, porém certos profissionais as praticam em sessões individuais, sejam elas apenas de terapia ou de coaching estrutural sistêmico, com o apoio de âncoras espaciais ou bonecos. de um forma ou de outra, elas seguem um certa quantia de etapas. 

Hoje, no momento em que se faz referência à terapia familiar sistêmica, pensa-se em Bert Hellinger e seu procedimento das constelações familiares. Hellinger nasceu na alemanha em 1925. Trabalhou como missionário na áfrica do sul entre os zulus ao longo dezasseis anos, tempo em que foi ao mesmo tempo padre e diretor de uma academia de dimensão considerável. 

O processo de elucidação há duas formas de trabalhar nas constelações familiares. A primeira traz a ação do terapeuta, que pede a cada um dos representantes que descreva o que lhe ocorre. As informações que ele recebe dessa forma são puramente factuais e fenomenológicas, sendo excluídas todas as explicações ou interpretações. O terapeuta pode dessa maneira arrebatar os representantes a fim de que eles possam se analisar ou se dispensar-se uns dos demais. pode ser até que ele os faça sair da constelação. Porém, no momento em que os representantes ficam habituados a se deixar levar pelo campo de energia, o terapeuta não intervém mais, deixa o campo funcionar. Os movimentos são lentos e a energia é bastante intensa. 

Todos nós possuímos qualidades e cargas emocionais que nem sempre sabemos ou compreendemos a sua origem ou a razão que nos faz sentirmos dessa maneira. Ocorre que, várias vezes sem saber, essas nossas dificuldades são resultadas a começar por nossos sistemas familiares e é isto que a constelação familiar estuda. A constelação familiar é um princípios psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de categorias familiares a partir de suas gerações.